sexta-feira, 24 de maio de 2013

Por que trabalhar com sequência didática?



materialof2.jpg oficina2_.gif
Etapa 1 - HQ (tempo previsto: 05’)
Apresentação do Clipe HQ – seqüência didática (clique sobre a animação acima).
Etapa 2 - Teste (tempo previsto: 15’)Conte para os participantes que nesta etapa vamos refletir juntos sobre como organizar o ensino da produção de texto na perspectiva de gêneros. Convide-os a responderem um teste. Explique que a intenção não é verificar quem sabe mais ou menos, mas sim ativar os conhecimentos prévios sobre as etapas de uma seqüência didática. Ao final compare as respostas e apresente as alternativas corretas.
Etapa 3 - Questões em grupo (tempo previsto: 20’)
Convide os participantes a refletirem sobre a importância da seqüência didática para o trabalho com gêneros textuais. Para nortear a discussão, organize a turma em trios ou pequenos grupos e entregue a cada um deles uma questão para reflexão. Ao final, faça uma roda de conversa sobre as conclusões dos grupos.
Questões
1. O que são sequências didáticas?
2. As sequências didáticas são usadas somente para o ensino de Língua Portuguesa?
3. Por que usar sequências didáticas ao ensinar Língua Portuguesa?
4. O que é preciso para realizar sequências didáticas para os diferentes gêneros textuais?
5. Quais as etapas de realização e aplicação de uma seqüência didática de gêneros textuais?
Etapa 4 - Leitura (tempo previsto: 20’)
Faça a leitura comentada do texto Sequência didática e ensino de gêneros textuais. Em seguida, peça para cada grupo reler sua resposta, identificando o quanto ela se aproxima ou se distancia das idéias apresentadas no texto. Caso queiram, poderão completar suas respostas.
Retirado do Blogger Alfabetizar é ir além de ler e escrever

Nenhum comentário:

Postar um comentário