quarta-feira, 24 de abril de 2013

Situações de leitura e escrita de nomes

Condições didáticas para as situações de leitura e escrita de nomes dos colegas da classe
Em todas as situações em que a proposta é ler ou escrever seu próprio nome ou de colegas da classe, os alunos precisam contar com materiais em que  tais palavras estejam escritas convencionalmente.

A lista de crianças da classe deve estar afixada em um local acessível e organizada de maneira bastante legível. Para isso, algumas considerações são importantes:
  • cada nome deve constar em uma linha;
  • todos os nomes devem estar alinhados à esquerda (pois isso facilita a comparação entre a quantidade de letras de cada nome);
  • o tamanho da letra utilizada deve ser grande o suficiente para facilitar a consulta (a letra de forma maiúscula é a mais indicada);
  • apenas os nomes escritos devem constar da lista (evite o uso de fotos, desenhos e outros indícios que tornariam desnecessário usar as letras como forma de discriminar cada um dos nomes).
Além da lista, fazer cartões de nomes, em que os mesmos cuidados assinalados acima sejam observados, também é interessante, pois esse material pode, mais facilmente, ser levado à mesa do aluno para servir de modelo nas situações de escrita, além de ser um material útil em propostas em que os alunos tenham de ler.
No entanto, é preciso deixar claro que os alunos somente ganharão autonomia para ler e escrever seus nomes se:
  • houver um trabalho em que frequentemente tenham de ler e escrever nomes;
  • as atividades propostas não forem meros exercícios de identificação de nomes ou de cópia, mas façam sentido, ou seja, há um motivo claro e compartilhado entre todos para realizar as atividades;
  • em todas as situações propostas, as crianças colaboram umas com as outras, enumerando quais pistas, oferecidas pelas letras, permitem realizar as leituras propostas, pistas essas que devem também ser justificadas pelos alunos;
  • você planejar situações considerando a autonomia já conquistada pelos alunos para enfrentar os desafios.
No início, quando os alunos são menos autônomos, você pode se encarregar de ler ou oferecer o nome necessário para a cópia. Aos poucos, delegue a leitura para as crianças, pois a lista com os nomes vai se tornar cada vez mais conhecida por todos.


Modelo de atividade ler nomes dos colegas da classe:

Objetivos
Usar indícios de leitura fornecidos pelas letras para ler seu próprio nome e os nomes dos 
colegas.
Familiarizar-se com a lista de colegas da classe.
Planejamento
Quando realizar: todas as semanas (a leitura e escrita de nomes dos colegas da classe 
é uma atividade permanente nas classes de 1o ano).
Como organizar os alunos: a atividade é coletiva, as crianças podem ficar em seus 
lugares ou numa roda no chão.
Que materiais são necessários: cartões com nomes de todas as crianças da classe 
(apenas o primeiro nome, em letra de forma maiúscula, num tamanho legível mesmo
a distância).
Duração: 20 minutos.
Encaminhamento
Organize os cartões de nomes em ordem aleatória (não os utilize na mesma 
ordem em que aparecem no cartaz de nomes).
                              
                      MARIA LÚCIA         MARCELO

LUCAS                     JOSÉ CARLOS

Explique a atividade: para marcar na lista de presença os nomes das crianças
que não vieram, você mostrará um cartão em que está escrito o nome de uma das crianças.
Todos devem descobrir a quem pertence e dizer se a criança veio ou não naquele dia.
Peça às crianças cujo nome for apresentado para que não se manifestem
e deixem que os colegas descubram de quem é o cartão.
Mostre o primeiro nome e pergunte às crianças se sabem de quem é. 
Oriente-as para que falem uma de cada vez.
Provavelmente, as crianças indicarão alguns nomes. Independente de a resposta estar 
correta, solicite a cada uma que justifique sua resposta a partir de perguntas como:
 “Por que você acha que aqui está escrito o nome deste colega?” ou
 “O que nesta palavra fez você pensar que está escrito o nome desse colega?”
Mesmo que a resposta esteja correta, problematize a justificativa oferecida
pela criança, a partir de novas perguntas como “Você disse que é o nome
da... porque termina com A, mas há outros nomes na classe que também
terminam com A. Como podemos ter certeza de que aqui está escrito mesmo 
o nome da ...?” ou “Você acha que esse nome é do ... porque começa
com P, mas na nossa classe há outras crianças cujo nome também se inicia
por essa letra, como saber se é mesmo o nome do ...?”
Quando a justificativa de uma criança não puder ser problematizada porque
ela usou as pistas que permitem antecipar o nome, pergunte à criança cujo
nome está no cartão se confirma que ali está escrito seu nome.
Faça isso com os demais nomes dos colegas. Se a atividade começar a ficar longa 
e cansativa, abrevie escolhendo somente os cartões das crianças que não 
compareceram à aula e propondo que descubram a quem pertence.
Marque na lista de presença o nome das crianças que faltaram. 
É interessante fazer uma lista de presença grande, que deverá ficar afixada na 
classe, para que as marcas referentes às faltas que ocorrerem a cada dia estejam
acessíveis aos alunos.

O QUE FAZER SE...


...um aluno indicar o nome de um colega, mas não utilizar as letras
como indício para justificar sua resposta?

Independente de o nome estar realmente escrito, se a criança não disser
nada para justificar sua resposta, procure ajudá-la para que o faça, propondo
perguntas que a ajudem nesse sentido. Além disso, peça ajuda aos demais:
“Renato disse que aqui está escrito o nome do ... Alguém pode ajudá-lo a explicar
por que esse nome pode estar escrito aqui?” ou “Vocês concordam que o nome
do ... está escrito neste cartão, como sugere o Renato? quem concordar pode
ajudar explicando como é possível descobrir isso?”

...um dos alunos utilizar um indício errado para justificar sua
resposta?

é possível que uma criança diga que em determinado cartão está escrito o
nome de uma criança (por exemplo, ela acha que é o nome da MARIA) e, como
justificativa, use um indício errado (no exemplo citado, a criança diz saber que é
o nome da Maria porque começa com S). Nessa situação, pergunte aos demais
se concordam com o colega e, se concordarem com tal resposta, explicite que
ela não é correta (no exemplo citado, o professor pode dizer “Realmente, o nome

escrito nesse cartão se inicia pela letra S, mas o nome da Maria não começa
com essa letra”).

Outra possibilidade é a criança usar uma pista correta, mas não nomear
nenhuma letra para justificar sua resposta (por exemplo, um aluno diz “Sei que
é o nome da Maria porque começa com essa letra” e apontar para a primeira
letra do nome escrito no cartão). Nesse caso, é importante complementar a
informação, informando o nome da letra (o professor pode dizer “Renato diz
que este é o nome da Maria porque começa com essa letra. Essa letra é o M”).

...os alunos não descobrirem o nome indicado num dos cartões?

Se os alunos não souberem o nome indicado, você pode dizer qual é e propor que
pensem em formas de não esquecer, da próxima vez que virem esse cartão, o que
está escrito ali. Nesse caso, proponha aos alunos que observem características
da palavra escrita que os ajudem a realizar essa leitura (podem observar que é
um nome de cinco letras, que se inicia pelo M e termina com A etc.).
Variações da atividade

No início do ano, talvez seja difícil reconhecer os nomes dos colegas. Para 
facilitar, espalhe os cartões pelo chão e sugira que cada um encontre o seu.
Os cartões daqueles que faltaram, sobrarão. Para finalizar, é interessante que
cada criança explique como fez para localizar seu nome no meio dos demais.
Uma variação da atividade é não mostrar o nome escrito no cartão, somente
uma das letras (a inicial ou final) e deixar que tentem descobrir a partir desses 
indícios.
Em seguida, você pode mostrar outras letras para que tenham
cada vez mais elementos para dizer, com certeza, de quem é aquele nome.
Quando os alunos já contarem com bons indícios para localizar todos os
nomes, você pode propor a um pequeno grupo de crianças (um quarteto)
que preencha a lista de crianças presentes em cada dia.
Além da lista de presença, é interessante propor que os alunos distribuam
materiais aos colegas (os cadernos, uma atividade realizada em outro dia
e que precisa ser retomada). Para isso deverão observar os nomes escritos
no material para identificar a quem pertence.

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