sexta-feira, 26 de abril de 2013

Cantigas para trabalhar com a Sequência Didática: Ler para aprender.

Gif

As cantigas fazem parte da nossa infância e é nosso dever como educadores preservá-las, incentivando nossas crianças a cantá-las, brincarem com elas. 

Elas não devem servir apenas para alfabetizar, as cantigas devem fazer parte do cotidiano da sala de aula. 

E por isso, por ser um texto memorizado, é que elas podem servir como textos auxiliares para alfabetização. 

O lúdico deve estar presente nesta fase da criança, a alfabetização deve ser vista, como algo prazeroso por ela, e não com exercícios cansativos e repetitivos de cópias e sem significado para a criança.

No decorrer do processos de alfabetização os erros vão sendo corrigidos, mas no início o mais importante é a criança ter o prazer em aprender a ler e a escrever.
CANTIGAS PARA TRABALHAR COM A SEQUÊNCIA DIDÁTICA 

Gif
Música: Meu Pintinho Amarelinho

Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão
Na minha mão.

Quando quer comer bichinho
Com seus pezinho ele cisca o chão.

Ele bate as asas
Ele faz piu, piu
Mas tem muito medo é do gavião. 



Gif


Música: A Janelinha

A janelinha fecha
Quando está chovendo
A janelinha abre
Se o sol está aparecendo.

Fechou, abriu
Fechou, abriu, fechou

Abriu, fechou
Abriu, fechou, abriu.



Gif

Música: O Jipe

O jipe do padre
Fez um furo no pneu
O jipe do padre
Fez um furo no pneu
O jipe do padre 
Fez um furo no pneu
Consertamos com chiclete.


Gif

Música: Sapo Cururu

Sapo Cururu
Na beira do rio
Quando o sapo grita
, ó maninha!
É que esta com frio.
A mulher do sapo
É que está lá dentro
Fazendo 
rendinha, ó maninha!
Pro seu casamento.


Gif

Música: Barata


Eu vi uma barata
Na careca do vovô
Assim que ela me viu
Bateu asas e voou
Seu Joaquim, quirim quim
Da perna torta ta ta ta
Dançando conga, ga ga
Com a Maricota, ta ta. 



Gif

Música: Borboletinha 

Borboletinha
Tá na cozinha
Fazendo chocolate
Para a madrinha
Poti, poti
Perna de pau
Olho de vidro
E nariz de pica-pau
Pau-pau.



Gif

Música: Cachorrinho está latindo. 

Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal
Cala a boca cachorrinho
Deixa o meu benzinho em paz
Crio lê lê
Criô lê lê lá lá
Criô lê lê
Não sou eu quem caio lá.



Gif

Música: Motorista

Motorista, motorista
Olha a pista
Olha a pista
Não é de salsicha
Não é de salsicha
Não é não 
Não é não
Motorista, motorista 
Olha o poste
Olha o poste 
Não é de borracha

Não é de borracha
Não é não
Não é não. 


Gif

Música: Casinha

Fui morar numa casinha-nha
Infestada-da de cupim-pim-pimSaiu de lá- lá- lá
Uma lagartixa-xa 
Olhou pra mim

Olhou pra mim
Olhou pra mim
E fez assim:
Smack... Smack....


Gif
Retirado do Blogger Brincando com Cores


Nenhum comentário:

Postar um comentário