terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Sugestões de Filmes




Como estrelas na terra: toda criança é especial.
Drama, Índia, 2008, 165 min.
Tema: dificuldades de aprendizagem, estratégias pedagógicas, relações familiares.
O filme conta a história de uma criança que sofre com dislexia e tem dificuldades para ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo.As letras "dançam em sua frente" e, por isso, ele não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa opinar. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida... Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver. O filme é uma obra prima do ator e produtor Aamir Khan.




Meu nome é Rádio
Drama, EUA, 2003, 109 min, Colúmbia Pictures.
Tema: deficiência, preconceito, inclusão, relações interpessoais.
Harold Jones (Ed Harris) é um técnico de futebol americano que desenvolve uma amizade com Radio (Cuba Gooding Jr.), um deficiente mental. A amizade dos dois cresce com o passar dos anos, em que Jones acompanha a transformação de Radio, de um jovem tímido à inspiração da comunidade em que vive.



Ao mestre com carinho
Drama, Inglaterra, 1967, 105 min, Sony.
Tema: violência escolar, relações sociais, relação professor-aluno.
Um jovem professor enfrenta alunos indisciplinados, neste filme Clássico que refletiu alguns dos problemas e medos dos adolescentes dos anos 60. Sidney Poitier tem uma de suas melhores atuações como Mark Thackeray, um engenheiro desempregado que resolve dar aulas em Londres, no bairro operário de East End. A classe, liderada por Denham (Christian Roberts) Pamela (Judy Geeson) e Barbara (Lulu, que também canta a canção título) estão determinados a destruir Thackeray como fizeram com seu predecessor, ao quebrar-lhe o espírito. Mas Thackeray acostumado à hostilidade enfrenta o desafio tratando os alunos como jovens adultos que breve estarão se sustentando por conta própria. Quando recebe um convite para voltar a engenharia, Thackeray deve decidir se pretende continuar.




Balão Negro
Drama, Austrália, 2008, 97 min.
Tema: Autismo, relações familiares.
Kyle Gram é um menino frágil que sofre de autismo. Seus pais fazem de tudo para tentar se comunicar com ele, até que um cachorro chamado Thomas consegue criar uma relação com o menino que o ajudará a escapar do seu silêncio.






Desafiando gigantes
Drama, EUA, 2006, 111 min, Sony Pictures.
Tema: fé, perseverança.
Nos seus seis anos como técnico de futebol americano de uma escola, Grant Taylor nunca conseguiu levar seu time Shiloh Eagles a uma temporada vitoriosa. E ao ter que enfrentar crises profissionais e pessoais aparentemente insuperáveis, a idéia de desistir nunca lhe pareceu tão atraente. É apenas depois que um visitante inesperado o desafia a acreditar no poder da fé que ele descobre a força da perseverança para vencer. A ideia central é: "nunca desistir, nunca voltar atrás, nunca perder a fé. O poder da crença proporciona a habilidade de vencer".



Escola da vida
Aventura, Canadá/EUA, 2005, 90 min, Califórnia Filmes.
Tema: escola, estratégias pedagógicas, relações interpessoais
Há um novo professor na cidade, e ele está promovendo um verdadeiro pandemônio na Fallbrook Middle School. Ele é atraente, simpático e informal. Os alunos amam o sr. D (Ryan Reynolds, de Horror em Amityville). Os professores também o admiram... com exceção de Matt Warner (David Paymer, de Em Boa Companhia), o ansioso professor de biologia, que sonha em ganhar o prêmio de Professor do Ano. Seu pai, Stormin Norman (John Astin, de Os Espíritos), foi Professor do Ano durante 43 temporadas seguidas, e Matt está determinado a fazer deste o seu ano. Mas com o sr. D (Michael D'Angelo) em cena, Warner vê sua chance escapar. Ele não consegue competir com quem até seu próprio filho admira. Mas há um segredo que pode mudar o jogo.



Feliz Ano Velho
Drama, Brasil, 1987, 105 min.
Tema: deficiência, enfrentamento, superação.
Mario dá adeus à sua adolescência ao mergulhar e bater a cabeça em uma pedra no fundo de um lago. Em crise, o que parecia difícil fica pior e o rapaz, diante do que parecia o fim, começa a reviver e resgatar momentos importantes de seu passado, até descobrir uma nova força em sua vida.



Forrest Gump, o contador de histórias
Drama, EUA, 1994, 142 min, Paramound.
Tema: deficiência
Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de rapaz com QI abaixo da média que, por obra do acaso, consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate.



Frida
Drama, EUA, 2002, 123 min, Miramax.
Tema: deficiência, superação, relações familiares.
O filme retrata a história de Frida Kahlo (Salma Hayek), um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ele teve também um casamento aberto com Diego Rivera (Alfred Molina), seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky (Geoffrey Rush) e com várias outras mulheres.



Gênio Indomável
Drama, EUA, 1997, 126 min, Miramax.
Tema: altas habilidades, exclusão social, estratégia pedagógica, relações interpessoais.
Em Boston, um jovem de 20 anos (Matt Damon) que já teve algumas passagens pela polícia e é servente de uma universidade, revela-se um gênio em matemática e, por determinação legal, precisa fazer terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até se identificar com um deles.




Happy Feet - o Pinguim (desenho)
Animação, Austrália/EUA, 2006, 108 min, Warner Bros.
Tema: diferenças/ deficiência, exclusão social, relações interpessoais, determinação.
No mundo dos pinguins, na Antártica, os animais que melhor conseguem cantar são os que arrumam as melhores parceiras na hora do acasalamento. Mano é um pinguim que nasceu sem a habilidade vocal, mas não desiste da dança do acasalamento, reforçando a sua habilidade, o sapateado, ao conhecer um grupo de pinguins liderado por Amoroso.



Ilha das Flores
Drama/ documentário, Brasil, 1989.
Tema: sociedade, economia, discriminação, desigualdade social.
Ilha das Flores é um filme de curta-metragem brasileiro, do gênero documentário, escrito e dirigido pelo cineasta Jorge Furtado em 1989, com produção da Casa de Cinema de Porto Alegre. De forma ácida e com uma linguagem quase científica, o curta mostra como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos. O crítico Jean-Claude Bernardet (em "O Cinema no século", org. Ismail Xavier, Imago Editora, 1996) definiu Ilha das Flores como "um filme religioso" e a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu ao filme o Prêmio Margarida de Prata, como o "melhor filme brasileiro do ano" em 1990. Em 1995, Ilha das Flores foi eleito pela crítica européia como um dos 100 mais importantes curtas-metragens do século. Links para assistir no youtube. Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=Zfo4Uyf5sgg Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=6IrGibVoBME.



Infância Roubada
Drama, Árica do Sul/ Inglaterra, 2005, 94 min, Miramax Films.
Tema: delinquência, preconceito, pobreza, relações familiares, vínculos afetivos.
Em uma noite, após sair ganhador de uma sangrenta briga de bar, Tsotsi (Presley Chweneyagae) rouba um carro. Enquanto acelera pela ruas, ouve um barulho no banco de trás e, ao olhar para verificar o que era, acaba sofrendo um acidente. Descobre, então, um bebê na traseira do carro. Sem saber o que fazer, leva-o para o gueto de Joanesburgo em que vive. Lá convencerá a jovem mãe Miriam (Terry Pheto) a cuidar de "seu filho", numa relação que logo provocará mais confrontos.



Loucos de Amor
Comédia Românctica, Estados Unidos, 2005, 94 min.
tema: Síndorme de Asperger, relações sociais
Donald Morton (Josh Hartnett) e Isabelle Sorenson (Radha Mitchell) sofrem da síndrome de Asperger, uma espécie de autismo que provoca disfunções emocionais. Donald trabalha como motorista de táxi, adora os pássaros e tem uma incomum habilidade em lidar com números. Ele gosta e precisa seguir um padrão em sua vida, para que possa levá-la de forma normal. Entretanto ao conhecer Isabelle em seu grupo de ajuda tudo muda em sua vida, por estar apaixonado por ela.


Menina de Ouro
Drama, EUA, 2004, 137 min, Warner Bros.
Tema: deficiência, eutanásia, superação, relações interpessoais.
Após um rompimento doloroso com sua filha, o treinador de boxe Frankie Dunn não se deixou aproximar de ninguém, até que a boxeadora Maggie Fitzgerald entrou em seu ginásio. Os dois iniciam uma dolorosa e trágica história de amor.




Mentes Perigosas
Drama, EUA, 1995, 99 minutos
Tema:  relações pedagógicas, ensino.
Uma oficial da marinha (Michelle Pfeiffer) abandona a carreira militar para realizar o antigo sonho de ser professora de inglês. Mas o grupo de alunos rebeldes que tem pela frente será capaz de colocar à prova todo seu treinamento e experiência adquiridos na caserna.


Mergulho em uma paixão
Drama, EUA, 1991, 88 min.
Tema: cegueira, superação.
Jovem órfã mora com a tia, que não faz o menor esforço para compreender as travessuras da menina e logo desiste de criá-la. A garota sai de casa, em busca de seu sonho, e acaba se envolvendo num acidente que a deixa cega.









Meu filho, meu mundo.
Drama, EUA, 1979, 120 min.
Tema: autismo, relações familiares
Quando nasceu, Raun era um saudável e feliz bebê. Com o passar dos meses, seus pais começam a observar que havia alguma coisa estranha com ele, sempre com um ar ausente. Um dia vem a confirmação daquilo que suspeitavam. Raun era autista. Decidem, então, penetrar no mundo da criança, acreditando que somente o milagre do amor poderá salvá-lo.







Meu pé esquerdo
Drama, Irlanda, 1979, 103 min, Miramax Films.
Tema: deficiência, superação, relações familiares, persistência.
Christy Brown (Daniel Day-Lewis), o filho de uma humilde família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que lhe tira todos os movimentos do corpo, com exceção do pé esquerdo. Com apenas este movimento, Christy consegue, no decorrer de sua vida, se tornar escritor e pintor.



Mr Holland - Adorável professor
Drama, EUA, 1995, 140 min.
Tema: surdez, relações familiares, relação professor-aluno.
Em 1964 um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e, assim, se dedicar a compôr uma sinfonia. Inicialmente, ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá luz a um filho, o qual é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Passados trinta anos lecionando no mesmo colégio, após todo este tempo, uma grande decepção o aguarda.



Nell
Drama, EUA, 1994, 115 min, Fox Film.
Tema: exclusão social, comunicação, relações interpessoais, socialização.
Uma jovem (Jodie Foster) é encontrada em uma casa na floresta, onde vivia com sua mãe eremita. O médico (Liam Neeson) que a encontra, após a morte da mãe, constata que ela se expressa em um dialeto próprio, evidenciando que até aquele momento ela não havia tido contado com outras pessoas. Intrigado com a descoberta e ao mesmo tempo encantado com a inocência e a pureza da moça, ele tenta ajudá-la a se integrar na sociedade.



O corcunda da Notre Dame (desenho)
Animação, EUA, 1996, 91 min, Diney.
Tema: deficiência, exclusão social, preconceito,  relações interpessoais, socialização.
Em Paris, durante a Idade Média, vive Quasímodo, um corcunda que mora enclausurado desde a infância nos porões da catedral de Notre Dame. Certo dia, Quasímodo decide sair da escuridão em que vive e conhece Esmeralda, uma bela cigana por quem se apaixona. Mas para conseguir concretizar seu amor Quasímodo terá antes que enfrentar o poderoso Claude Frollo e seu fiel ajudante Febo.



O enigma das cartas
Drama, EUA, 1993, 109 min.
Tema: autismo, relações familiares, luto
Quando o marido de Ruth Matthews (Kathleen Turner) morre em uma queda, quando à noite fazia escavações arqueológicas em umas ruínas maias, a caçula do casal, Sally (Asha Menina), reage à morte do pai de maneira muito estranha, pois ao voltar para sua casa não profere uma só palavra. Quando o comportamento de Sally piora, Ruth se vê obrigada a deixar que Jacob T. Beerlander (Tommy Lee Jones), um especialista em crianças autistas, examine sua filha. Jacob tenta tirar Sally da sua desordem mental por métodos tradicionais, mas Ruth tenta de outra maneira, ao reproduzir em grande escala um castelo de cartas que sua filha tinha construído. Por mais estranho que seja, Ruth crê que só assim terá Sally de volta.



O lenhador
Drama, EUA, 2004, 87 min, Newmarket Film.
Tema: violência sexual, relações interpessoais, pedofilia.
Após 12 anos na prisão por molestar garotas menores de idade, Walter (Kevin Bacon) se muda para uma pequena cidade. Ele vai viver num pequeno apartamento, que fica defronte de uma escola de ensino básico, que está cheia de crianças. Walter consegue emprego em uma madeireira e se mantém o mais reservado possível. Porém, isto não o impede de se envolver com Vicki (Kyra Sedgwick), uma extrovertida colega de trabalho que promete não fazer nenhum julgamento a seu respeito. Contudo, ele não pode escapar do seu passado e, quando os colegas de trabalho descobrem, se mostram quase nada compreensivos.



O Óleo de Lorenzo
Drama, EUA, 1992, 129 min, Universal Pictures.
Tema: deficiência/doeças, relações familiares, enfrentamento
Nick Nolte e Susan Sarandon protagonizam este drama comovente e inesquecível, baseado em história real. A dura notícia de que o filho de cinco anos, Lorenzo, tem uma doença terminal rara marca o início de uma missão extraordinária para Augusto e Michaela Odone (Nolte e Sarandon). A despeito do diagnóstico, os pais se lançam para salvar o filho, enfrentando médicos, cientistas e grupos de apoio que relutam em incentivar o casal na busca de uma cura. O esforço inesgotável dos dois testa a resistência de seus laços de união, a profundidade de suas crenças e os limites da medicina convencional. Nolte e Sarandon apresentam um magnífico desempenho como os pais carinhosos e determinados que levam esperança a muitas pessoas neste grande sucesso aclamado pela crítica dirigido por George Miller.



O Paizão
Comédia, EUA, 1999, 93 min, Columbia Pictures.
Tema: relações interpessoais/ familiares, tutela, infância.
Um sujeito irresponsável passa a tomar conta do filho de um amigo que saiu em viagem. Sem jeito para ser pai, ele aos poucos vai aprendendo a lidar e gostar da criança, e vê a chance de reconquistar sua namorada, agora que está se tornando alguém mais correto.



Ônibus 174
Documentário, Brasil, 2002, 118 min, Paris Filmes.
Tema: exclusão social, delinquência, preconceito.
Uma investigação cuidadosa, baseada em imagens de arquivo, entrevistas e documentos oficiais, sobre o sequestro de um ônibus em plena zona sul do Rio de Janeiro. O incidente, que aconteceu em 12 de junho de 2000, foi filmado e transmitido ao vivo por quatro horas, paralisando o país. No filme a história do sequestro é contada paralelamente à história de vida do sequestrador  intercalando imagens da ocorrência policial feitas pela televisão. É revelado como um típico menino de rua carioca transforma-se em bandido e as duas narrativas dialogam, formando um discurso que transcende a ambas e mostrando ao espectador porque o Brasil é um país é tão violento.



O sorriso de Monaliza
Drama, EUA, 2003, 125 min, Columbia Pictures.
Tema: ensino, estratégias pedagógicas, relações interpessoais.
Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.


Patch Adams - O amor é contagioso
Drama, EUA, 1998, 115 min, Universal Filmes.
Tema: estratégias pedagógicas, humanismo, relações interpessoais.
Estados Unidos. Final dos anos 60, início da década de 70. Hunter 'Patch' Adams, um homem maduro e completamente decepcionado com a trajetória de sua vida, resolve internar-se numa clínica para recuperação de deficientes mentais.Lá, aprimora a hipótese sobre a qual se fundamenta sua revolucionária tese: a 'risoterapia' como poder de cura. A partir daí, resolve abandonar a instituição e matricular-se na prestigiosa Universidade de Medicina da Virgínia.Entre uma aula e outra, intensifica seu contato com os pacientes vestindo-se de palhaço, anjo ou simplesmente inventando jogos. É claro que Patch confronta o reitor Walcott, mas conquista dois fortes aliados para ajudá-lo em seu ideal.



Preciosa - Uma história de esperança
Drama, EUA, 110 min.
Tema: preconceito, violência doméstica.
O filme se passa no ano de 1987, em Nova York, no bairro do Harlem. Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo'Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor. Além disso, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.



Procurando Nemo (desenho)
Animação, EUA, 2003, 101 min, Disney.
Tema: deficiência, superação, enfrentamento, relações familiares.
Quando Nemo é levado de casa inesperadamente, Marlín, seu pai, e Dory, uma peixinha muito esquecida, embarcam numa viagem emocionante para resgatá-lo. 




Quando um homem ama uma mulher
Romance, EUA, 1994, 125 min, Touchstone.
Tema: relações familiares/ conjugais, dependência química, reabilitação.
Alice (Meg Ryan) e  Michael Green (Andy Garcia) representam um casal apaixonado que lutou para construir uma vida agradável para eles e suas duas filhas. Mas um segredo do passado de Alice está vindo à tona - um segredo que ameaça destruí-los como amantes, como indivíduos e como família. Quando um Homem Ama uma Mulher é um filme imperdível - a história de uma paixão ardente e do insuperável poder do amor.



Quase Deuses
Drama, EUA, 2004, 110 min, HBO.
Tema: preconceito, motivação, altas habilidades, reconhecimento profissional.
Vivien Thomas (Mos Def) é um hábil marceneiro, que tinha um nome feminino porque udrante a gestação, sua mãe achava que teria uma menina e, quando veio um garoto, não quis mudar o nome escolhido. Ele é demitido quando chega a Grande Depressão, pois a preferência era aqueles que tinham uma família para sustentar. A Depressão o atinge duplamente, pois perdeu suas economias de 7 anos, destinadas ao custeio da faculdade de medicina, quando o banco faliu. Thomas consegue um emprego de faxineiro, trabalhando para Alfred Blalock (Alan Rickman), um médico pesquisador que logo descobre que ele tem uma inteligência privilegiada e que poderia ser melhor aproveitado. Blalock acaba se tornando o cirurgião-chefe na Universidade Johns Hopkins, onde está pesquisando novas técnicas para a cirurgia do coração. Os dois acabam fazendo um parceria incomum e às vezes conflitante, pois Thomas nem sempre era lembrado quando conseguiam criar uma técnica, já que não era médico.



Quebrando a banca
Drama, EUA, 2008, 123 min, Columbia Pictures.
Tema: altas habilidades, relações pedagógicas.
Ben Campbell (Jim Sturgees) é um jovem tímido e superdotado do MIT que, precisando pagar a faculdade, busca a quantia necessária em jogos de cartas. Ele é chamado para integrar um grupo de alunos que, todo fim de semana, parte para Las Vegas com identidades falsas e o objetivo de ganhar muito dinheiro. O grupo é liderado por Micky Rosa (Kevin Spacey), um professor de matemática e gênio em estatística, com quem consegue montar um código infalível. Contando cartas e usando um complexo sistema de sinais, eles conseguem quebrar diversos cassinos. Até que, encantado com o novo mundo que se apresenta e também por sua colega Jill Taylor (Kate Bosworth), Ben começa a extrapolar seus próprios limites.


Rain Man
Drama, EUA, 1988, 133 min, United Artists.
Tema: deficiência (autismo), superação, relações familiares
Um jovem Yuppie (Tom Cruise) fica sabendo que seu pai faleceu. Pai e filho nunca se deram bem e não se viam há vários anos, mas ao ir ao enterro e cuidar do testamento, fica sabendo que herdou um Buick 1949 e as roseiras premiadas do seu pai, sendo que um "outro beneficiário" tinha herdado três milhões de dólares. Ao procurar saber quem herdou aquela fortuna,descobre um irmão (Dustin Hoffman), a quem desconhecia a existência. O irmão dele é autista, mas pode calcular problemas matemáticos complicados com grande velocidade e precisão. O Yuppie  sequestra seu irmão autista da instituição onde ele está internado, pois planeja levá-lo para Los Angeles e exigir metade do dinheiro, nem que para isto tenha que ir aos tribunais. É durante uma viagem cheia de pequenos imprevistos que os dois se compreenderão mutuamente e entenderão o significado de serem irmãos.



Sociedade dos poetas mortos
Drama, EUA, 1989, 129 min, Touchstone.
Tema: estratégias pedagógicas, estrutura organizacional, relações interpessoais.
Em 1959, na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura. Entretanto, logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos".



Tempo de matar
Suspense, EUA, 1996, 149 min, Warner Bros.
Tema: preconceito, justiça, dilema ético.
Uma garota negra de apenas 9 anos de idade é estuprada por dois racistas brancos completamente bêbados. Em um ato desesperado de ódio e vingança, seu pai mata os homens a tiros. Agora. Carl Lee Hailey (Samuel L. Jackson) irá a julgamento pelo assassinato de dois cidadãos brancos. É assim que a lei pretende tratar o caso. Para defendê-lo, Hailey conta com o corajoso Jake brigance (Matthew Mc Conaughey) e a idealista Ellen Roark (Sandra Bullock), dois jovens advogados em busca da verdade. E poucos dias, o julgamento transforma-se em uma verdadeira batalha racial, onde a vida de todas as pessoas envolvidas com o caso está correndo perigo. O destino de um homem injustiçado está nas mãos de Jake e o tempo está se esgotando. A violenta batalha pode explodir a qualquer momento...



Truman: o show da vida
Drama, EUA, 1998, 102 min, Paramout.
Tema:  relações interpessoais.
Ele é a estrela do show… mas não sabe disso. Truman nem imagina que sua antiquada cidade é um estúdio gigantesco, dirigido por um visionário produtor/diretor/criador (Ed Harris), nem que as pessoas que vivem e trabalham lá são atores de Hollywood, e que até sua entusiasmada esposa é uma atriz contratada. Gradualmente, Truman vai percebendo os fatos. E a cada descoberta, ele vai fazer você rir, chorar e torcer como poucos filmes já conseguiram.



Um ato de coragem
Drama, EUA, 2002, 118 min, Evolution Entertaiment.
Tema: relações familiares, doença, enfrentamento.
John Q. Archibald (Denzel Washington) é um homem comum, que trabalha em uma fábrica e vive feliz com sua esposa Denise (Kimberly Elise) e seu filho Michael (Daniel E. Smith). Até que Michael fica gravemente doente, necessitando com urgência de um transplante de coração para sobreviver. Sem ter condições de pagar pela operação e com o plano de saúde de sua família não cobrindo tais gastos, John Q. se vê então numa luta contra o tempo pela sobrevivência de seu filho. Em uma atitude desesperada, ele então decide tomar como refém todo o setor de emergência de um hospital, passando a discutir uma solução para o caso com um negociador da polícia (Robert Duvall) e com um impaciente chefe de polícia (Ray Liotta), que deseja encerrar o caso o mais rapidamente possível.




Uma família muito especial
Tema: autismo, relações familaires, dedicação
Filme muito raro que retrata muito bem o AUTISMO dos 4 filhos desta mãe que encara de forma muito bem humorada as situações difíceis que vive. Dos sete filhos de Maggi, quatro são autistas em maior ou menor grau. Determinada, Maggi empreende então uma surpreendente luta, repleta de momentos mágicos, alegres e tristes, para ajudar seus filhos especiais a ter uma vida feliz. Drama verídico da história de Jackie Jackson.




Uma lição de amor
Drama, EUA, 2001, 133 min, New Line.
Tema: relações familaires, deficiência, preconceito.
Sam Dawson (Sean Penn) é um homem com deficiência mental que cria sua filha Lucy (Dakota Fanning) com uma grande ajuda de seus amigos. Porém, assim que faz 7 anos Lucy começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a atenção de uma assistente social que quer Lucy internada em um orfanato. A partir de então Sam enfrenta um caso virtualmente impossível de ser vencido por ele, contando para isso com a ajuda da advogada Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), que aceita o caso como um desafio com seus colegas de profissão.



Uma mente brilhante
Drama, EUA, 2001, 135 min, Dream Works.
Tema: doença mental, superação, relações familiares.
Uma Mente Brilhante conta com Russel Crowe no papel principal, num extraordinário desempenho como o brilhante matemático John Nash, que está prestes a obter o reconhecimento internacional quando se envolve numa misteriosa conspiração. Agora, só lhe resta a dedicada esposa (Jennifer Connelly,) para o ajudar nesta fascinante história de coragem, paixão e triunfo.




Uma prova de amor
Drama, EUA, 2009, 109 min, Play Art.
Tema: relações familiares, doença, enfrentamento, dilema ético, eutanásia
A pequena Anna não é doente, mas bem que poderia estar. Por treze anos, ela foi submetida a inúmeras consultas médias, cirurgias e transfusões para que sua irmã mais velha Kate pudesse, de alguma forma, lutar contra a leucemia que a atingiu ainda na infância. Anna foi concebida para que sua medula óssea prorrogasse os anos de vida de Kate, papel que ela nunca contestou... até agora. Tal como a maioria dos adolescentes, ela está começando a questionar quem ela realmente é. Mas, ao contrário da maioria dos adolescentes, ela sempre teve sua vida definida de acordo com as necessidades da irmã. Então, Anna toma uma decisão que seria impensável.


Vermelho como o céu
Drama, Itália, 2006, 95 min, Califórnia Filmes.
Tema: deficiência, enfrentamento, relações interpessoais, estratégias pedagógicas.
Saga de um garoto cego durante os anos 70. Ele luta contra tudo e todos para alcançar seus sonhos e sua liberdade. Mirco (Luca Capriotti) é um jovem toscano de dez anos apaixonado por cinema, que perde a visão após um acidente. Uma vez que a escola pública não o aceitou como uma criança normal, é enviado para um instituto de deficientes visuais em Gênova. Lá, descobre um velho gravador e passa a criar histórias sonoras. Baseado na história real de Mirco Mencacci, um renomado editor de som da indústria cinematográfica italiana.


A criança
Drama, França, 2005, 95 min.
Tema: família, drogas
Sonia (Débora François) é uma jovem de 18 anos, que acabou de dar à luz a um menino. Bruno (Jérémie Renier), o pai, com 20 anos de idade vive de pequenos roubos cometidos por ele e seus comparsas adolescentes. Os dois vêem de maneira bem diferente o significado da chegada desta criança, sendo que os atos de Bruno em relação ao filho colocarão o casal diante de sérios dilemas sobre suas existências.



A corrente do bem
Drama, EUA, 2000, 122 min, Warner Bros.
Tema: família, superação, solidariedade, estratégias pedagógicas, relações interpessoais.
Eugene Simonet (Kevin Spacey), um professor de Estudos Sociais, faz um desafio aos seus alunos em uma de suas aulas: que eles criem algo que possa mudar o mundo. Trevor McKinney (Haley Joel Osment), um de seus alunos e incentivado pelo desafio do professor, cria um novo jogo, chamado "pay it forward", em que a cada favor que recebe você retribui a três outras pessoas. Surpreendentemente, a idéia funciona, ajudando o próprio Eugene a se desvencilhar de segredos do passado e também a mãe de Trevor, Arlene (Helen Hunt), a encontrar um novo sentido em sua vida.


A gangue está em campo
Drama, EUA, 2006, 120 min, Columbia Pictures.
Tema: estratégias pedagógicas, relações interpessoais, delinquência, superação.
Baseado em fatos reais. Um homem pode fazer a diferença. Dwayne "The Rock" Johnson estrela este emocionante filme baseado em uma história verídica sobre um grupo de adolescentes delinquentes que conseguiram uma segunda chance de transformar suas vidas através do futebol americano. Sean Porter (Johnson) é um frustrado oficial de justiça criminal de adolescentes. A maior parte dos jovens de seu campo de detenção volta para a prisão quando são soltos ou morrem de forma violenta quando voltam às ruas. Com o intuito de fazer diferença na vida destes jovens, ele e seu colega de trabalho Malcolm Moore (Xzibit, série de TV Pimp My Ride) colocam em prática um plano para ensinar disciplina e responsabilidade através do futebol americano. E com somente 4 semanas antes da temporada começar, Porter precisa vencer diversos obstáculos para conseguir treinar um time forte à altura da competição. Esta temporada vai testar a mente, o espírito e o físico dos jogadores ao mesmo tempo em que Porter tenta ensinar a eles princípios de boa conduta, força de vontade e respeito aos outros.


Anjos do Sol
Drama, Brasil, 2006, 90 min, Paris Filmes.
Tema: exploração sexual de crianças e adolescentes.
Maria (Fernanda Carvalho) é uma jovem de 12 anos, que mora no interior do nordeste brasileiro. No verão de 2002 ela é vendida por sua família a um recrutador de prostitutas. Após ser comprada em um leilão de meninas virgens, Maria é enviada a um prostíbulo localizado perto de um garimpo, na floresta amazônica. Após meses sofrendo abusos, ela consegue fugir e passa a cruzar o Brasil através de viagens de caminhão. Mas ao chegar no Rio de Janeiro a prostituição volta a cruzar seu caminho.


Antes de partir
Drama, EUA, 2007, 97 min, Warner Bros.
Tema: adoecimento, relações interpessoais, enfrentamento.
A conclusão a que chegam dois pacientes portadores de câncer internados em um mesmo quarto, um irritável bilionário (Jack Nicholson) e um simplório mecânico (Morgan Freeman), quando recebem as más notícias sobre seus estados de saúde é que só se vive uma vez e, portanto, por que não viver a vida com estilo? Cada um deles monta uma lista de coisas a serem feitas até o momento derradeiro, e juntos saem mundo afora para viver a maior aventura de suas vidas.



Bicho de sete cabeças
Drama, Brasil, 2000, 80 min, Columbia Pictures.
Tema: dependência química, família, relações familiares, sistema de saúde.
Seu Wilson (Othon Bastos) e seu filho Neto (Rodrigo Santoro) possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.



Don Juan de Marco
Romance, EUA, 1995, 97 min.
Tema: amor, personalidade (normalidade x patologia)
Um homem de 21 anos (Johnny Depp), dizendo ser o famoso amante Don Juan, vai até Nova York para encontrar seu amor perdido, mas, sentindo que não alcançará seu objetivo, tenta se matar. Porém, um psiquiatra (Marlon Brando) consegue convencê-lo a mudar de ideia e começa a tratá-lo. Entretanto, o paciente possui um romantismo irrecuperável e contagioso, que começa a influenciar o comportamento do médico.



Homens de Honra
Drama, EUA, 2000, 128 min, Fox Film.
Tema: preconceito, relações interpessoais, exclusão social, deficiência, superação.
Baseado em fatos reais, o filme retrata a história do mergulhador Carl Brashear (Cuba Gooding Jr) que fez parte da Marinha americana, treinado pelo intimidador personagem do ator Robert DeNiro (Billy Sunday). Filho de um agricultor de Kentucky, Carl deixa a casa dos pais em busca de uma vida melhor. Ingressa na Marinha e deseja tornar-se mergulhador de elite da divisão de buscas e resgates. BiIIy Sunday, oficial da Marinha e  instrutor de treinamento, não quer, entretanto, saber de CarI e nem de suas ambições. Submete-o às piores provas de resistência na tentativa de fazê-lo fracassar e desistir. Com a convivência, nasce um respeito mútuo que os levará a lutar juntos para defenderem a honra e protegerem suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário