segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Jogos Pedagogicos com Materiais Reciclados

Memória de gavetinhas

Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Caixas de fósforo, letras do alfabeto impressas, papel contact e cola quente.
Como jogar/interagir: Tentar achar dentro da gavetinha a letra e o seu par.


Loto quadrinhos




Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Papelão, revistas em quadrinhos e contact.
Como jogar/interagir: Joga-se em grupos de quatro pessoas, cada um com uma cartela. Uma outra pessoa tira da caixa uma figura e fala para o grupo. Quem tiver a figura correspondente cantada coloca um feijão em cima. Quem completar a cartela primeiro ganha.



Lince



Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Papelão, cola, tinta, encartes de supermercado e contact.
Como jogar/interagir: Os jogadores recebem as cartelas com as figuras que estão o tabuleiro e depois do sinal, tentam localizar rapidamente a figura em cima do seu par correspondente. Vence quem colocar primeiro as figuras.



Jogo de Perguntas e respostas ecológicas




Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Sacolas plásticas, papel, garrafa plástica, tinta e cola.
Como jogar/interagir: Interagir com o brinquedo.



Jogo de damas de tampas



Autor: Binqueduca
Materiais utilizados: Papelão, fita adesiva colorida, tampas de garrafa de amaciante e tinta.
Como jogar/interagir: É jogado com dois parceiros, um com 12 pedras brancas e outro com 12 pedras pretas. Começa com quem está com as pedras brancas, a pedra só anda para a frente e uma casa de cada vez, podendo capturar tanto para a frente ou para trás. Quando ela atinge a última linha do tabuleiro é promovida à dama, que pode andar para frente e para trás quantas casas quiser, não podendo saltar uma pedra da mesma cor, não existindo sopro e duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal, não podem ser capturadas. A pedra vale o mesmo que a dama. É obrigatório a captura de todas as peças que forem possíveis, podendo se passar mais de uma vez pela mesma casa vazia, não sendo permitido capturar duas vezes a mesma peça e as mesmas não podem ser retiradas do tabuleiro antes do fim do lance de captura. Após 20 lances consecutivos sem captura ou deslocamento de pedra a partida é considerada empatada assim como 5 lances consecutivos e finais de 2 damas contra 2 damas, 2 damas contra uma, 2 damas contra uma dama e uma pedra, uma dama contra uma dama e uma dama contra uma dama de uma pedra.

Jogo da velha  



Autor: Doação de escola
Materiais utilizados: 1 folha de papel cartão amarelo, 1 folha de papel cartão preto, 5 tampas amarelas e 5 tampas brancas.
Como jogar/interagir: O tabuleiro possui três linhas e três colunas, e é jogado com dois parceiros.  Cada jogador escolhe as tampas de uma cor (amarelas ou brancas). Os jogadores jogam alternadamente, uma marcação por vez, numa lacuna que esteja vazia. O objectivo é conseguir fazer uma linha  utilizando-se de três tampas, quer horizontal, vertical ou diagonal , e ao mesmo tempo, quando possível, impedir o adversário de ganhar na próxima jogada.


Forma palavras


Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Cilíndro de papelão, contact e palavras impressas.
Como jogar/interagir: Gire os elos e forme uma palavra.




Senha de entrada na sala


Autor: Doação de escola
Materiais utilizados: Tampas de garrafa pet numeradas, caneta e estojo para guardar.
Como jogar/interagir: Misture as tampas dentro do estojo e pegue uma para definir a ordem de entrada na sala de aula.



Retratos – Jogo da memória



Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Tampas de uma mesma cor, figuras de rostos e caixa de sapato.
Como jogar/interagir: Tentar encontrar os pares, virando uma carta por vez.


Resta um de joaninha


Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Papelão, tampinhas de garrafa, cola, tinta e fita adesiva.
Como jogar/interagir: Movimentam-se as peças em qualquer direção, com a intenção de capturar as peças até restar somente uma no tabuleiro.


Empilhe as tampas

Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Tampas coloridas de diferentes tamanhos, caixa de papelõ, cola, tinta e garrafa pet.
Como jogar/interagir: Empilhar respeitando a ordem de tamanho ou então, encaixar uma dentro da outra.


Dominó da multiplicação


Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Papelão, números impressos, contact.
Como jogar/interagir: Cada jogador pega 7 peças (que deverão estar todas viradas de cabeça para baixo) e as organiza, escondendo-as dos parceiros. Começa o jogo quem tiver a peça maior. O primeiro jogador coloca uma peça no centro da mesa e o próximo deverá colocar outra peça que tenha lado igual a um dos lados da mesa e assim por diante. Quem não tiver uma peça que possa ser colocada perde a vez. Vence o jogo quem terminar suas peças primeiro.


Quebra-cabeça


Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Caixas de fósforo, uma figura de revista, cola e contact.
Como jogar/interagir: Interagir com o brinquedo.



Delícia de memória



Autor: Doação de escola (EMEF Armelinda – 1ª Ano A)
Materiais utilizados: 1 vasilhame de chocolate em pó de plástico, 20 tampas de garrafa pet e 2 caixas de papelão iguais com figuras (caixas de bombom), cola.
Como jogar/interagir: Coloque as tampas viradas para baixo, com as tampas escondidas, misture-as e procure as tampas iguais.

Passa bolinhas


Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Garrafas pet, bolinhas de gude e durex colorido.
Como jogar/interagir: Tentar passar as bolinhas pelo funil dentro da garrafa.


Memória transportes


Autor: Brnqueduca
Materiais utilizados: Tampas de uma mesma cor, cola, garrafa pet e figuras de meios de transporte.
Como jogar/interagir: Tentar encontrar os pares, virando uma carta por vez.

Dominó em quadrinhos


Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Papelão, revistas em quadrinhos e contact.
Como jogar/interagir: Cada jogador pega 7 peças (que deverão estar todas viradas de cabeça para baixo) e as organiza, escondendo-as dos parceiros. O primeiro jogador coloca uma peça no centro da mesa e o próximo deverá colocar outra peça que tenha lado igual a um dos lados da peça da mesa, assim por diante. Quem não tiver uma peça que possa ser colocada perde a vez. Vence o jogo quem terminar suas peças primeiro.


Caixa do Tato


Materiais utilizados: Caixa de papelão, tintas, tesoura e.v.a. e cola ou fita adesiva.
Como jogar/interagir: Forme um cubo com a caixa de papelão e desenhe o rosto do palhaço. Recorte a boca do palhaço e cole os pedaços de e.v.a. por dentro da caixa, de forma que preencha a boca. Desenhe formas geométricas ou números nas laterais e recorte-os. Pinte os recortes e o rosto do palhaço.


Abaco


Autor: Concurso de brinquedos
Materiais utilizados: Vasilhame de shampoo, tinta, cola, papelão, papel, caixa de coador de café e jornal
Como jogar/interagir: Interagir com o brinquedo.


Bilboquê


Autor: Formação de professores
Materiais utilizados: Garrafa pet, barbante e  tinta.
Como jogar/interagir: Acertar a bola dentro do funil.


Boliche


Autor: Lixo arte
Materiais utilizados: Garrafas PET, bola de madeira e fita adesiva colorida
Como jogar/interagir: Cada jogador deve tentar derrubar o maior número de pinos arremessando a bola na direção dos mesmos.


Dado


Autor: Estagiária do Instituto  Estre Carol.
Materiais utilizados: Folhas sulfites e canetinhas coloridas.
Como jogar/interagir: Interagir com o brinquedo.


Vai e vem


Autor: Concurso de brinquedos
Materiais utilizados: Barbante, garrafa pet e fita adesiva
Como jogar/interagir: Cada jogador deve segurar um par de argolas nas pontas do brinquedo. Mantendo as tiras esticadas, o primeiro jogador deve abrir os braços, separando as argolas, enquanto o outro mantém os seus braços fechados, enquanto a garrafa pet chega até ele. Repete-se o movimento.


Mancala



Autor: Brinqueduca
Materiais utilizados: Caixa de ovos, tampas e milho.
Como jogar/interagir: O objetivo é colher o maior número possível de sementes. Terminada a partida, o jogador com mais sementes guardadas na sua mancala é o vencedor. O tabuleiro é dividido ao meio e são colocadas 4 sementes em cada cava de todo o tabuleiro. As duas cavas maiores são para guardar a colheita de cada jogador.  O primeiro jogador, recolhe suas sementes e coloca-as no sentindo anti-horário em cada uma das outras cavas, assim por diante. A colheita acontece quando um jogador coloca a última semente distribuída na jogada em uma das cavas do oponente e esta fica com duas ou três sementes. As sementes são colhidas e colocadas na mancala do jogador que semeou e colheu.  Se as cavas procedentes ainda tiverem sementes, elas são colhidas até encontrarem cavas vazias ou chegarem ao final do tabuleiro. Nunca se colhe no seu próprio lado do tabuleiro  O jogo termina quando todas as 6 casas de um lado do tabuleiro ficarem vazias. Se o oponente não tiver nenhuma semente e o jogador tiver condições de fazer um movimento que termine colocando sementes nas cavas do oponente, isso deverá ser feito, acarretando o término do jogo caso não o faça.



Jogo de damas


Autor: Doação de escola (EM Mª Miguel Jaubut – 3ª série – Profª Fernanda)
Materiais utilizados: Papelão, tinta e tampas de garrafa.
Como jogar/interagir: É jogado com dois parceiros, um com 12 pedras brancas e outro com 12 pedras pretas. Começa com quem está com as pedras brancas, a pedra só anda para a frente e uma casa de cada vez, podendo capturar tanto para a frente ou para trás. Quando ela atinge a última linha do tabuleiro é promovida à dama, que pode andar para frente e para trás quantas casas quiser, não podendo saltar uma pedra da mesma cor, não existindo sopro e duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal, não podem ser capturadas. A pedra vale o mesmo que a dama. É obrigatório a captura de todas as peças que forem possíveis, podendo se passar mais de uma vez pela mesma casa vazia, não sendo permitido capturar duas vezes a mesma peça e as mesmas não podem ser retiradas do tabuleiro antes do fim do lance de captura. Após 20 lances consecutivos sem captura ou deslocamento de pedra a partida é considerada empatada assim como 5 lances consecutivos e finais de 2 damas contra 2 damas, 2 damas contra uma, 2 damas contra uma dama e uma pedra, uma dama contra uma dama e uma dama contra uma dama de uma pedra.


Memória de tampas


Autor: Doação de escola (EMEF Armelinda – 1ª Ano A)
Materiais utilizados: 18 caixas plásticas de rolos de filme, 18 tampas de garrafa pet coloridas (2 de cada cor), vasilhame com tampa.
Como jogar/interagir: Coloque as caixas plásticas viradas para baixo, com as tampas escondidas, misture-as e procure as tampas iguais.

11 comentários: